June 2018

Temos 101 visitantes e 0 membros em linha

Acessos a Artigos

Celebração do Dia do Perfil dos Alunos – 15 de Janeiro de 2018

O Agrupamento de Escolas de Nun´Álvares aderiu ao dia do Perfil do Aluno e desafiou todos os delegados e subdelegados de turma do 2º e 3º ciclo a participar ativamente numa reflexão partilhada sobre a essência e os sentidos deste documento. A coordenada de partida consistiu na distribuição dos alunos em pequenos grupos, analisar e pensar sobre as dez competências que dão corpo ao perfil, sendo que posteriormente cada grupo elegeu uma área que considerasse mais importante. Os alunos do 2º ciclo, seleccionaram uma actividade que realizaram na escola e ilustraram quais as áreas de competências que foram mobilizadas e de que forma elas se expressaram. Posteriormente, os alunos tiveram oportunidade de propor uma actividade específica que potenciasse a competência que previamente tinham elegido como a mais importante, bem como aferir que outras estariam também interligadas.

Os alunos do 3º ciclo iniciaram a reflexão a partir da profissão “professor” e foram analisando-a à luz das dez áreas de competências. Num momento seguinte, partiram de um universo alargado de profissões e seleccionaram aquelas relativamente às quais nutriam maior interesse, e para cada uma identificaram quais as áreas de competências necessárias e que grau de importância elas adquirem na especificidade de cada profissão.

Posteriormente, e para dar continuidade à ação, realizou-se uma sessão de trabalho com representantes dos encarregados de educação das turmas de 3º ano, 4º ano 2º e 3º ciclos e das Associações de Pais e Encarregados de Educação do AENA, para apresentar o documento Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e sensibilizar os participantes para a pertinência do envolvimento da comunidade escolar na promoção das competências exigidas.

Destaca-se a importância e a qualidade da adesão dos alunos nesta reflexão positiva, que proporcionou um importante distanciamento do quotidiano escolar para que fosse possível um olhar diferente para o trabalho desenvolvido na escola.

O agrupamento vai dar continuidade à reflexão sobre este perfil através da disseminação deste debate aos restantes alunos, dinamizado pelos seus pares representantes nas primeiras sessões.