Calendário

November 2017
S M T W T F S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Redes Sociais

Utilizadores Online

Temos 42 visitantes e 0 membros em linha

Contador de visitas

Acessos a Artigos
59294

Iniciação à Programação no Primeiro Ciclo

O uso das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico permite oferecer o contacto com um conjunto de ferramentas e experiências ao mesmo tempo que potencia a criação de novos e diferentes ambientes de aprendizagem. Estas práticas concorrem no desenvolvimento de capacidades e atitudes que potenciam a aquisição de conhecimentos nas diferentes áreas curriculares, assumindo por tal, um papel transversal.

O desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem com recurso às TIC fundamenta-se numa prática planeada, realizado através de novas formas de acesso ao conhecimento, prática que viabiliza o desenvolvimento de novas formas de aprendizagem e de ensino.

A utilização das TIC na escola pode contribuir para o prazer de aprender, já que o seu recurso promove a utilização de novas metodologias e de novas atitudes, bem como de outras maneiras de aprender, situação favorável ao desenvolvimento de novas competências nos alunos.

Com este projeto pretende-se levar os alunos a refletir sobre os conceitos e princípios do pensamento computacional que esperamos que as crianças possam adquirir, decorrentes das propostas de trabalho educativo a desenvolver no âmbito desta iniciativa.

Os conceitos que se pretende abordar no decorrer deste projeto, terão como ponto de partida uma breve abordagem às linguagens de programação e à metodologia de resolução de problemas baseada na algoritmia, explorando várias ferramentas e ambientes computacionais como processadores de texto, Popplet, Kodu e Scratch.