Iniciação à Programação no Primeiro Ciclo
- Detalhes
- Atualizado em 12-01-2017
- Visualizações: 6145
O uso das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico permite oferecer o contacto com um conjunto de ferramentas e experiências ao mesmo tempo que potencia a criação de novos e diferentes ambientes de aprendizagem. Estas práticas concorrem no desenvolvimento de capacidades e atitudes que potenciam a aquisição de conhecimentos nas diferentes áreas curriculares, assumindo por tal, um papel transversal.
O desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem com recurso às TIC fundamenta-se numa prática planeada, realizado através de novas formas de acesso ao conhecimento, prática que viabiliza o desenvolvimento de novas formas de aprendizagem e de ensino.
A utilização das TIC na escola pode contribuir para o prazer de aprender, já que o seu recurso promove a utilização de novas metodologias e de novas atitudes, bem como de outras maneiras de aprender, situação favorável ao desenvolvimento de novas competências nos alunos.
Com este projeto pretende-se levar os alunos a refletir sobre os conceitos e princípios do pensamento computacional que esperamos que as crianças possam adquirir, decorrentes das propostas de trabalho educativo a desenvolver no âmbito desta iniciativa.
Os conceitos que se pretende abordar no decorrer deste projeto, terão como ponto de partida uma breve abordagem às linguagens de programação e à metodologia de resolução de problemas baseada na algoritmia, explorando várias ferramentas e ambientes computacionais como processadores de texto, Popplet, Kodu e Scratch.