O Clube da Programação e Inovação (CPI)
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- Atualizado em 19-10-2018
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O Clube da Programação e Inovação (CPI), tem como principal objetivo icentivar os alunos, ao gosto pela escola em geral e pela ciência e tecnologia em particular, procurando valorizar novas aprendizagens, recorrendo à exploração de ambientes computacionais. Através desses ambientes, os alunos poderão criar produtos originais de forma colaborativa e com uma temática definida, recorrendo a esses recursos/ ferramentas apropriados à idade e ao estádio de desenvolvimento cognitivo dos alunos. O acesso a esses recursos/ferramentas podem ser, locais (Instalados nos computadores) ou disponíveis na internet que permitem desenvolver o modo de pensamento, centrado na descrição e resolução de problemas e na organização lógica de ideias. À medida que criarem os seus projetos, aprenderão conceitos computacionais nucleares como iteração e condicionais, conceitos matemáticos, exercitar o pensamento/raciocínio lógico e o funcionamento das novas tecnologias que encontrarão por todo o lado no seu quatidiano.
Objetivos:
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Promover a utilização do Scratch como ferramenta/estratégia adequada à melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem das várias áreas do saber;
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Desenvolver projetos de programação em Scratch de natureza e temas variados;
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Desenvolver competências de programação e de resolução de problemas;
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Criar um sítio de suporte à divulgação dos projetos concebidos ao longo do ano letivo pelos alunos;
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Promover o desenvolvimento da fluência tecnológica de forma global e integrada;
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Promover a sua criatividade, o raciocínio lógico, o desenvolvimento de competências para a resolução de problemas e de comunicação com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação;
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Promover o trabalho de grupo, responsabilidade e autonomia;
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Adquirir espírito crítico e aceitar opiniões diferentes;
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Preparar os alunos para participarem em eventos dentro e fora da Escola.