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EPIS - Empresários Pela Inclusão Social

ASSOCIAÇÃO EPIS – REDE DE MEDIADORES PARA O SUCESSO ESCOLAR 3º CICLO

A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclo de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.

Atualmente são acompanhados pela Epis, mais de 5000 alunos, em 135 escolas distribuídas por 28 Concelhos: Almada, Amadora, Barreiro, Campo Maior, Constância, Estarreja, Évora, Figueira da Foz, Grândola, Matosinhos, Moita, Lisboa, Loures, Odivelas, Oliveira do Bairro, Ovar, Pampilhosa da Serra, Paredes, Pombal, Porto, Satão, Seixal, Serpa, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Soure, Vila Nova de Poiares, bem como as ilhas dos Açores, Pico, São Miguel e Terceira.

A “Rede de mediadores EPIS para o sucesso escolar” foi selecionada como case-study internacional na área da Educação pela Clinton Global Initiative, realizada em Setembro de 2009, em Nova Iorque, com base nos resultados quantitativos já atingidos.

A metodologia EPIS foi igualmente escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

No concelho de Seixal, no ano letivo de 2016/2017, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas: Escola Básica 2,3 Nun’Álvares, Escola Básica 2,3 Paulo da Gama e Escola Secundária de Amora.